A Carreira Cristã – Discipulado Pastoral

por 4 de setembro de 2015 Discipulado Pastoral Sem comentários

Amado, a vida cristã é comparada a uma corrida. Esta corrida tem uma largada, um percurso e uma chegada. Além disso, corremos focados num alvo e este alvo é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia o que relata o autor de Hebreus:
“Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” – Hebreus 12: 1b,2ª

Vamos analisar juntos alguns pontos deste maravilhoso texto:

1 – “Livremo-nos de “tudo” que nos atrapalha e do pecado”tudo significa realmente aquilo que ouvimos: tudo. Então, nesta corrida cristã a bíblia nos diz que devemos nos livrar de tudo que nos atrapalha e do pecado. Nesta corrida cristã não posso largar 99% daquilo que me prejudica; enquanto faço, conscientemente, 1% do que não deveria fazer. Olha o que dizem estes textos de Gálatas e Tiago:

“Um pouco de fermento leveda toda a massa”. – Gálatas 5: 9

“Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos” – Tiago 2: 10

Ou seja, um ponto negativo estraga todo o resto positivo, e prejudicará a nossa corrida. Mas, será que um pouco de mal prejudicará todo o resto que é bom em nós? Será que o mal tem mais poder do que o bem? Claro que não! A questão não é esta. A questão não é uma luta entre o bem e o mal. A luta na verdade é entre “eu” escolher o bem ou o mal. Ou seja, se eu escolho manter, conscientemente, algo mal dentro de mim, isso falará mais alto dentro de mim. É uma questão de escolha. Se eu escolho o bem; todo o meu ser deve buscar o bem intensamente, sem brechas. A vontade do pai para nós é: sede perfeitos, como eu sou perfeito; e também: sede santos, como eu sou Santo”.

2 – “Livremo-nos de tudo que “nos atrapalha e do pecado” – Frequentemente pensamos que a única coisa que devemos deixar é o pecado; mas é interessante perceber que o texto manda nos livrar de duas coisas: “daquilo que nos atrapalha” e do “pecado”. O texto faz uma separação entre algo que nos atrapalha e o pecado. O que este texto quer dizer?

Vou tentar lhes explicar com um exemplo: acessar a internet ou o WhatsApp não é pecado; mas se eu passo uma boa parte do meu dia na internet e no WhatsApp de maneira que isto me tomou o tempo de oração e da leitura da palavra e da obra do Senhor; neste caso a internet e o WhatsApp atrapalharam a minha corrida cristã. Nesta corrida precisamos remir o nosso tempo. Não temos tempo a perder.

Como Lutero disse: “Precisamos ter cuidado com os demônios de branco”, ou seja, ter cuidado com aquelas coisas que parecem não ser problemas, mas que nos prejudicarão.

Lembrem-se de Mateus 6: 33 – Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça

Na nossa vida Deus tem que ser a prioridade. Amém!

3 – “Corramos com perseverança” – Sabe amados; a corrida cristã requer um posicionamento ativo do crente. Se o crente não ora, morre; se o crente não ler a bíblia, morre. Se o crente parar, ele já estará andando pra trás. Isto é porque este mundo está continuamente nos levando em direção ao pecado. É como ter que subir contra o sentido de uma escada rolante quando ela está indo para baixo. Se você ficar parado, estará descendo, ou seja, se pararmos de orar e de ler a bíblia, estaremos a caminho da morte espiritual. Agora, se você faz um esforço para subir a escada rolante, e começa a andar; mas se a velocidade for na mesma velocidade que ela está descendo, você não sairá do lugar. Isto acontece quando participamos dos cultos, das reuniões da igreja, mas não há em nós uma busca intensa por Deus e sua santidade; e assim não conseguimos crescer espiritualmente. Então o que fazer para subir esta escada? Você tem que correr; mas tem que correr mais rápido do que a velocidade que ela desce.

A bíblia diz que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entraremos no reino dos céus. – Mateus 5:20

Ou seja, para atingirmos o alvo de nossa corrida o nosso padrão deve ser maior, superior, a deste mundo. E por falar em atingir o alvo chegamos ao nosso último ponto:

4 – “Tendo os olhos fitos em jesus, autor e consumador da nossa fé” – Jesus é o nosso exemplo a ser seguido; ele é o nosso alvo. Por isso somos chamados de discípulos de Cristo. Você sabe o que é um discípulo? Pois bem, discípulo é alguém em cuja vida o mestre se reproduz. Por isso também somos chamados de cristãos. Você sabe o que é um cristão? Pois bem, cristão é alguém que é a reprodução de Jesus Cristo em seu caráter e em sua missão. Notem que ele é o exemplo a ser seguido. Mas, ele também é o autor e consumador da nossa fé. Glórias a Deus! Não corremos em vão! Temos a convicção de que suas promessas se cumprirão! Aleluia! Sabemos onde queremos ir e o que nos aguarda!

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem – Hebreus 11: 1.

Leiam o que o apóstolo Paulo declarou:
Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé; agora me está reservada a coroa da justiça, que o senhor, justo juiz, me dará naquele dia e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. – 2 Timóteo 4: 7, 8

O apóstolo Paulo sabia que não tinha corrido em vão e também sabia o que o aguardava.

Amados, vale a pena deixar para trás tudo aquilo que nos atrapalha e o pecado; vale a pena correr com perseverança em direção ao alvo; vale a pena seguir o exemplo de Cristo. Não se deixe enganar por este mundo; busque as coisas que são do alto e creia que todas as promessas de Deus se cumprirão. Ele é fiel à sua palavra! Nada do que você possa imaginar para você neste mundo é melhor do que aquilo que Deus reservou para você.

“as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que deus preparou para os que o amam – 1 Coríntios 2: 9

Lembrete: quando você aceitou a Cristo, você deu a largada na sua corrida cristã. Então; como você está correndo?

– Glórias ao Deus Eterno –

por Alessandro
Líder Discipulado Pastoral

Deixar uma resposta