Sem tempo ou sem esmero?

por 30 de março de 2016 Estudos Sem comentários

“Ora, Daniel se destacou tanto… por suas qualidades, … pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente.” –  Dn. 6:3a,4b

Algo que venho pontuar é o impasse entre algo medíocre e excelente em dias de tanta rapidez e corre-corre em que temos recursos tecnológicos que mudaram implacavelmente a rotina e a maneira de realizarmos tarefas. A mediocridade está associada estreitamente ao desleixo e a negligência refletindo uma falta de valorização pelo o trabalho ou pela pessoa a quem é oferecido. A excelência é algo que merece atenção, pois reflete o oposto. Valorizamos essa virtude por dar-nos garantia de melhor qualidade e apreço, pois para alcançá-la, alguém teve um olhar especial e investiu tempo e esforço para executar ou produzir alguma coisa.

Fazer algo excelente ou alcançar a excelência demanda empenho e não se alcança o primor sem sacrificar-se para isso. Deus dedicou uma semana para realizar a criação e nesse período dedicou um esforço maior para formar o homem. Não foi apenas com a Sua poderosa Palavra que o fez, como as demais coisas, mas Ele o formou da terra e soprando do Seu fôlego trouxe-lhe vida. Somos obra-prima de Deus criados para governar como Ele.

Daniel foi um homem que se destacou pela maneira que fazia as coisas. Ele não negligenciava suas responsabilidades por mais que houvesse a desculpa de servir a um patrão incrédulo, viver em um país estrangeiro e ter colegas de trabalho invejosos. Em seu livro não vemos relatos de murmuração e cansaço por nada disso. Era um homem como nós, em uma sociedade ímpia servindo a um Deus Santo em dias de 24 horas. Um ótimo exemplo a seguir.

Hoje, Deus nos chama a sermos fiéis e diligentes como Ele espera de nós. A excelência é uma escolha diária e abrange todas as dimensões de nossa vida, seja nos estudos, no trabalho, nos relacionamentos ou ministério. Os excelentes são preciosos e serão devidamente recompensados por isso.

Deus nos chama a sermos fiéis e diligentes como Ele espera de nós.

 

“Tudo o que fizerem façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor que vocês estão servindo. ” –  Cl. 3:23,24

Devemos ter essa consciência e irmos na contramão da desculpa da pressa e falta de tempo, que mais é, na verdade, refúgio de nossa desorganização e preguiça. Vamos melhorar, o Reino precisa de soldados excelentes. Certamente você e eu podemos ser bem melhores, pois a excelência é fazer o melhor com tudo o que se tem.

por Emiliana Souza

Deixar uma resposta