Confissão pessoal de quem é Jesus Cristo

Confissão pessoal de quem é Jesus Cristo

por 17 de agosto de 2014 Estudos Sem comentários

Quando Jesus estava prestes a subir a Jerusalém, onde seria morto, sepultado e ressurreto, levou os Seus discípulos a um retiro em Cesaréia de Filipe (Mt 16:13), junto ao Monte Hermon. Ali interrogou os Seus discípulos a respeito de Sua identidade:

“Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, oBatista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mt 16:13-16)

Por que Jesus fez tal pergunta e que significado se esconde atrás da confissão de Pedro? Respondemos estas perguntas com uma transcrição extraída de nossa dissertação sobre “A Igreja de Jesus Cristo: Uma abordagem de sua natureza, missão, estrutura e liderança” (pg. 30, 31):

“Quem dizeis [vós mesmos] que Eu sou?” (Mt 16:5) Por trás das palavras de Jesus está um significado espiritual de conseqüências eternas. É como se Ele diz:

“Amados discípulos, deveis ter uma visão clara e convicção acerca de Minha identidade, porque Eu só posso ser para vós o que fordes capazes de ver em Mim. O nível do nosso relacionamento é proporcional ao nível da revelação que tendes sobre Quem Eu sou. Olhai em meus olhos, examinai as profundezas dos vossos corações, e confessai-Me: Quem sou Eu para vós? Mais tarde sereis confrontados; não por Mim, mas pelo mundo. O próprio inferno buscará negar minha real identidade diante dos vossos olhos. Portanto, precisais hoje adquirir uma inamovível convicção que vos susterá quando não mais vereis meu rosto aqui na Terra, dele guardando apenas a lembrança”.

A resposta de Pedro tem atrás de si a certeza do cumprimento de muitas profecias. É como se dissesse:

  • “Jesus, Tu és o Renovo cheio da beleza e da glória de Yahweh (Is 4:2) declarado pelos profetas Isaías e Jeremias.
  • “Tu és o ‘Justo Renovo, e reinarás como Rei e procederás sabiamente, executando a justiça e retidão na Terra’(Jr 23:5).
  • “Tu és o Profeta proclamado por Moisés em cuja boca estão as palavras de Yahweh (Dt 18:18).
  • “Tu és a Pedra Angular anunciada pelo Salmista (Sl 118:22), rejeitada pelos edificadores, mas a única que pode dar fundamento sólido.
  • “Tu és a Estrela procedente de Jacó; o Cetro que se levantou (Nm 24:17), vista e anunciada por Balaão; és o desejado de todas as nações em Quem ‘tanto as ilhas como regiões costeiras esperançosamente aguardarão (Is 42:4)”.
  • “Tu és ‘a Raiz de Jessé que repentinamente surgirá, Aquele que se levantará para reinar sobre as nações; os gentios em Ti esperarão’ (Rm 15:12).
  • “Yehoshua, como Teu nome proclama, Tu és a salvação de Yahweh, Deus mesmo caminhando em nosso meio como Filho do Homem. Como tal, Tu és a porta para o Pai, a Ressurreição e a Vida, o Alfa e o Ômega, o Apóstolo da nossa confissão, o Autor da nossa Salvação, o Leão da Tribo de Judá, nossa única Esperança. Acima de tudo, Tu és o Filho do Deus vivo, Sua verdadeira expressão feita carne, Emanuel, Deus conosco, tudo por que nosso ser suspira!”

Quem é Jesus para você? Você só terá dEle o que for capaz de ver nEle.

Valnice Milhomens

 

Deixar uma resposta